MÊS DO TRÂNSITO – Respeito e consciência: preserve a vida! | Protegeauto MÊS DO TRÂNSITO – Respeito e consciência: preserve a vida!|Protegeauto

Em setembro costuma-se promover diversas iniciativas super eficazes para conscientização dos motoristas, por meio de eventos, palestras e mensagens de alerta, pois as estatísticas são alarmantes. De acordo com a OMS, o trânsito é a segunda causa de óbitos, o que corresponde a cerca de 1,25 milhões de mortes e 50 milhões de feridos em todo o mundo.


dia 22 de setembro é comemorado ao redor do mundo o Dia Mundial Sem Carro, cujo objetivo é fazer as pessoas refletirem sobre os problemas ocasionados pelos veículos de trânsito terrestre e diminuir seu uso. Já em 25 de setembro, o Código de Trânsito Brasileiro em 1997 instituiu como o Dia Nacional do Trânsito, quando também se costuma organizar a Semana Nacional do Trânsito, visando conscientizar motoristas, passageiros ou pedestres de como agir corretamente no trânsito.

 

São iniciativas que chamam atenção para um perigo diário a que todos estamos sujeitos, O TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA, aquele que você enfrenta para ir trabalhar, ir à escola, transportar mercadorias, se divertir, fazer uma visitinha ao médico; às vezes conduzindo carro, moto, ônibus, caminhão ou aquela bicicletinha esperta e até mesmo à pé.
Com tanta gente se movimentando nesse espaço é preciso tomar alguns cuidados fundamentais para que permaneça um trânsito seguro para todos, então que tal:

 

– Usar seu cinto de segurança, qualquer que seja o banco que você esteja sentado;
– Deixar o celular um pouco de lado e focar sua atenção na via que estiver circulando;
– Ciclistas e motociclistas não deixem de usar seu capacete e demais equipamentos de proteção;
– Sabe aquela história de que direção e bebida alcoólica não combinam?! Essa aí você nem pense em esquecer, escale o motorista da vez, chame seu amigo uber ou taxista, mas nada de estragar sua festa;
– Tá na vez de pedestre? Então nada de se descuidar, atravesse na faixa de pedestre e sempre sinalize;

 

E já sabe né, nada de pressa! Respeite os limites de velocidade e atenção à sinalização, garanto a você que essas simples atitudes serão muito eficientes para um trânsito melhor para todos.

 

Ahhh…e que tal apoiar aquela ideia do Dia Mundial sem Carro?! Assim você ajuda na redução da poluição sonora (buzinas), poluição atmosférica (emissão de gases do efeito estufa), se livra um pouco daquele engarrafamento chato, economiza com a grana que você gasta de combustível (que está a preço de ouro), pode socializar com a galera no transporte público e de quebra pode até contribuir com sua saúde, fazendo um bom exercício a pé ou pedalando naquela sua bike, esquecida no canto de casa.
Pronto, faça esse desafio para o mês de setembro e veja quantos dias você é capaz de ficar sem seu carro. O seu futuro e o nosso planeta agradecem!

WhatsApp Fale agora!