ProtegeAuto

Entre em contato agora e mantenha seu veículo protegido!

QUANDO TROCAR A BATERIA?

Não é simples determinar o período de vida útil das baterias automotivas. Enquanto algumas duram até 4 anos, outras não passam de 2 anos, vai depender da qualidade da peça, manutenção e como foi realizada a instalação elétrica do veículo, no entanto, para saber suas reais condições, só fazendo a revisão completa e adequada da bateria e do sistema elétrico.

Algumas falhas da bateria não devem passar desapercebidas pelo motorista, do contrário, pode ser tarde. Partida pesada pela manhã, luzes dos faróis mais fracas, rachaduras, líquido vazando pela bateria, alta exigência do alternador após as partidas, dificuldade de partida após utilização de acessórios eletrônicos, tais como: cd player, vidros elétricos, ar forçado, etc. Na observância de quaisquer dessas anormalidades, procure um profissional especializado e de confiança para que ele dê o diagnóstico correto. Lembrando que esses sinais de desgaste podem ser agravados com o clima frio e, caso haja negligência, quando menos se espera, o carro faz um barulho e adeus bateria.

Alguns consideram fácil trocar a peça por conta própria, mas o correto é deixar que uma oficina mecânica de confiança realize o serviço, até porque o item pesa em torno de 18 quilos. Primeiramente, o profissional vai analisar como estão as placas metálicas dentro da bateria. Se houver sulfato acumulado (resíduo azul ou esbranquiçado), ela perde a capacidade de produzir e armazenar eletricidade. Outros testes de carga serão feitos com equipamentos eletrônicos para constatar se há necessidade de substituição da peça.

Na hora da compra de uma nova bateria, é muito importante escolher o modelo certo, seguindo as especificações físicas e técnicas. Ela precisa caber no compartimento e o descarte da peça velha deve ser feito pelo proprietário do veículo em empresas especializadas, pois, por conter chumbo, se for jogada em qualquer lugar, pode contaminar o meio ambiente.

Curiosidades:

– O clima quente como do Norte e do Nordeste diminui a vida útil da bateria;

– Deixar a bateria descarregada por muitos dias pode “sulfatar” prematuramente a peça;

– O famoso “tranco” não é aconselhável. Para fazer a bateria funcionar recorra à “chupeta”, ligando a bateria velha à outra nova, tendo a devida atenção para ligar o polo positivo com positivo e negativo com negativo.

Para identificar possíveis problemas no sistema elétrico e na bateria do seu carro procure a Widmen, especialista na revisão e troca desse item. Aqui, você encontra os melhores produtos e equipe especializada para deixar o seu veículo como novo.

Benefícios especiais para associados.

Nossa cobertura faz com que você seja protegido 360° contra qualquer imprevisto e em qualquer lugar.

Reconhecida como uma das principais representantes da proteção patrimonial no cenário nacional, vem há quase dez anos buscando prover a seus cooperados os melhores benefícios na hora de proteger seu veículo, além da tranquilidade que ele necessita.

Protege Auto©️ é uma marca registrada da  OOPERATIVA DE CONSUMO DOS PROPRIETARIOS DE VEICULOS E TRANSPORTADORES DE CARGAS E PASSAGEIROS DO DISTRITO FEDERAL – COOPEVAT, inscrita no CPNJ de nº 28.964.844/0001-71